quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

CASA SUSTENTÁVEL - SÓLON BORGES - VITÓRIA/ES

Maquete do Projeto aprovado

Projeto acaba de ser aprovado pela prefeitura para construção, que deve ser iniciada em 2016. Principais atributos: Insolação e ventilação adequadas para manter a temperatura interna agradável, telhado verde, aproveitamento de água de chuva, bastante área permeável, jardim vertical e horta. O terreno, muito pequeno, teve que ser muito bem aproveitado para que atendesse ao programa dos clientes: 3 dormitórios, um deles uma suíte com closet e banheiro grande com banheira, e no térreo ambientes integrados a um jardim. Lá, uma hortinha onde pretendem cultivar temperinhos e verduras orgânicas. Cozinha? Sim, a cozinha deveria ser o ponto de encontro. O “coração” da casa! O casal adora receber amigos em volta de uma mesa farta!
Primeiro estudo

O primeiro passo foi entender a situação do terreno. Onde ele recebe o sol da manhã e da tarde e, muito importante para minimizar o calor de Vitória, entender de onde o terreno recebe os ventos na maior parte do tempo, pra trazer frescor pra dentro da casa. Fiz vários estudos em busca da solução que fosse satisfatória. Mesmo pequeno a posição ajudou muito, pois foi possível setorizar da maneira adequada. Acredito que meus clientes terão um espaço bacana e fresco, reduzindo assim a necessidade de refrigeração artificial, pelo menos na maior parte do tempo. A cobertura de telhas também foi descartada porque a planta acabou ficando irregular para aproveitar a iluminação e a ventilação, e os beirais reduziriam a iluminação, mesmo nos locais onde existe afastamento dos limites do terreno. Isto também dificultava o aproveitamento da água da chuva. A cobertura então foi transformada em um terraço verde onde também será criado um deck que vai proporcionar um espaço de estar externo, bom pra contemplar as estrelas e tocar um violão! Dessa forma, a maior porção terá cobertura tipo telhado verde, que trará mais frescor para o interior da casa, mais do que se tivesse a cobertura de telhas de barro. Além disso, o sistema escolhido para o telhado verde também vai permitir a captação da água de chuva que será distribuída para dois reservatórios, um para o jardim da entrada e lavagem da garagem, e outro para atender ao jardim dos fundos e à horta.

Um comentário:

  1. Lydia, boa tarde!
    Estou fazendo um trabalho de faculdade sobre casa sustentável e gostaria de saber se tem mais informações sobre essa casa.

    felipefiorotti@hotmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...