terça-feira, 22 de março de 2011

Tipologia Colonial - Domingos Martins - ES

Não sei exatamente quando foram construídas em Domingos Martins-ES, mas a ocupação do interior do estado se deu por meio do assentamento dos colonos imigrantes, principalmente alemães, italianos, suíços e açorianos, desde o início do século XIX e mais intensamente após a proibição do tráfico negreiro (1850).

Casa típica de colonos alemães, na estrada da Cachoeira do Galo
 
Casa típica de colonos alemães, na estrada da Cachoeira do Galo
 A estrutura é de madeira, elevada do terreno e o desenho é sempre igual: uma escadinha leva à varanda que percorre uma das laterais para onde se abrem as salas. A Cozinha fica em uma das extremidades, às vezes no nível do terreno, em desnível em relação ao restante da casa, e os quartos paralelos à sala. A cobertura em duas águas sempre abriga um sótão. Em algumas casas, a área abaixo da casa, às vezes chamada de "loja", serve de depósito de ferramentas de trabalho na propriedade.


Casa típica de colono envolvida pelo loteamento recente
  Aqui em Domingos Martins, onde predominou a colonização alemã, ainda existem casas construídas nesta época, a maior parte ainda na zona rural, mas algumas já foram engolidas pela expansão da cidade (imagem à direita). A maior parte das casas que eu vi são habitadas e ainda são sede da pequena propriedade, como se o tempo não tivesse passado naquele pedaço da terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...